terça-feira, 27 de novembro de 2012

Apresentações artísticas homenagearão Patrícia Galvão (Pagu) 50 anos após sua morte

O jardim de Patrícia, performance do Núcleo de Pesquisa do Movimento (foto Márcio Barreto)
Cinquenta anos após sua morte (12/12/1962), Patrícia Galvão (Pagu) será lembrada em Santos e em São Paulo por meio de debates e apresentações artísticas. A programação integra o lançamento do livro De Pagu a Patrícia – o último ato (Dobra Editorial / Fundo de Cultura de Santos), da jornalista e pesquisadora Márcia Costa. As homenagens ocorrerão nos dias 05 de dezembro na Casa das Rosas, em São Paulo, e no dia 08 de dezembro na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Dois trabalhos inéditos foram preparados especialmente para a data. O primeiro, o espetáculo de dança contemporânea O jardim de Patrícia, inspirado no livro De Pagu a Patrícia Galvão, é um trabalho do Núcleo de Pesquisa do Movimento - Imaginário Coletivo de Arte, cujo processo de pesquisa mergulha no universo paguniano.

Espetáculo  do Núcleo de Pesquisa do Movimento será apresentado na Pinacoteca, dia 08, em Santos (foto Márcia Costa)
Segundo a diretora e criadora Célia Faustino, o trabalho traz à tona referências como o teatro  de Arrabal (com a peça Fando e Lis),  de Samuel Beckett (Esperando Godot) e a Música Nova de Gilberto Mendes, entrelaçados pela música-cinema do grupo Percutindo Mundos. Através da multilinguagem (dança/música/teatro/literatura), a pesquisa traça um paralelo entre os últimos anos de vida de Patrícia Galvão em Santos, para onde se mudou em 1954, trocando definitivamente a militância política pela atuação como jornalista e agitadora cultural, e as atuais perspectivas da arte  no uso dos espaços urbanos. A dramaturgia e direção musical são de Márcio Barreto. Atuam como intérpretes-criadores Célia Faustino, Márcio Barreto, Alessandro Atanes, Maria Tornatore e Marília Fernandes. Criado em 2011, o Núcelo de Pesquisa do Movimento reúne artistas do litoral paulista, agregando dança, eutonia, teatro, circo, música, literatura, filosofia e artes visuais, e está diretamente ligado à experimentação.

Já a atriz Marisa Matos parte da própria escrita de Patrícia para revelar a intelectual e militante cultural e sua luta pela vanguarda e o teatro amador. Marisa fará uma releitura do texto Degraus da Escada, publicado por Patrícia no jornal A Tribuna poucos anos antes de morrer, onde relata a sua luta e paixão pelo teatro. “Teatro é duro. carreguei minhas pedras e subi meus degraus por mais ruim que fosse a íngreme escada”, registrou a modernista no jornal. Marisa é atris, dubladora, dirige a Periscópio Cia.de Arte e participou de vários espetáculos teatrais, dentre eles Rota LiteráriaO segredo da princesa Alumínia e Rodrigueanas. No cinema atuou em Querô, de Carlos Cortês, e Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, além de ter participado de vários curta metragens atuando como atriz e também na produção.

Marisa Matos fará releitura de texto de Pagu sobre o teatro na Casa das Rosas, dia 05, em São Paulo
O público também apreciará canções de Juliette Gréco, uma das cantoras preferidas de Patrícia Galvão, interpretada na voz da cantora Alice Mesquita, cantora com formação musical em canto lírico e violão. Cosmopolita como Patrícia Galvão, Alice viveu vários nos Estados Unidos, onde participou como organizadora, diretora musical e cantora em vários eventos internacionais. Seu repertório clássico reúne canções francesas, Italianas, espanholas, brasileiras e americanas, além do folclore sul-americano. Poliglota, conjuga a atividade de autora, tradutora e pesquisadora nas áreas de literatura e história.

Alice Mesquita interpretará algumas das canções preferidas de Patrícia Galvão na Pinacoteca
Já Tarso Ramos interpretará ao piano canções de seu rico repertório, principalmente do aclamado Ênio Morricone, que vem estudando ao longo dos anos. Formado em composição e Arranjo e na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), suas interpretações ao piano solo foram apresentadas no programa de rádio Bandas Sonoras Originales, em Valência, Espanha. Fundou a Orquestra Jovem Jean Piaget e o grupo Quatro Quartos e lançou dois livros: Ciência da Música – da teoria à regência e O Homem das Estrelas – vida e obra de Ennio Morricone.
Tarso Ramos apresentará na Pinacoteca canções de Ênio Morricone e outras de seu vasto repertório.

Debates 

Em Santos e em São Paulo a produção cultural de Patrícia Galvão e a arte dos anos 50 será tema de discussão. Na capital, o debate mediado por Flávio Viegas Amoreira contará com a presença do jornalista Geraldo Galvão (filho de Patrícia Galvão), Terezinha de Almeida (atriz que trabalhou em peças produzidas por Patrícia), de Márcia Costa e Sérgio Mamberti, que foi amigo da jornalista (nome a confirmar).  Já em Santos, participam do debate Geraldo Galvão, Lúcia Teixeira Furlani e Sérgio Mamberti (nome a confirmar).

Programação do lançamento

Dia 05 de dezembro, às 19h - Casa das Rosas, em São Paulo

Apresentação do evento: Flávio Viegas Amoreira.
Releitura de um texto jornalístico de Patrícia sobre o teatro com a atriz Marisa Matos.
Debate com Márcia Costa, Geraldo Galvão, Terezinha de Almeida e Sérgio Mamberti (nome a confirmar).
(Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista).

08 de dezembro, às 16h - Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos

Apresentação do evento: Flávio Viegas Amoreira.
Alice Mesquita (canto).
Performance O Jardim de Patrícia, do Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte (com Célia Faustino, Márcio Barreto, Marília Fernandes, Maria Tornatore e Alessandro Atanes).
Debate com Márcia Costa, Geraldo Galvão, Lúcia Teixeira Furlani e Sérgio Mamberti (nome a confirmar).
Tarso Ramos (piano).
(Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15).
Mais informações: Márcia Costa (13- 8126-1500)


Nenhum comentário:

Postar um comentário