domingo, 2 de dezembro de 2012

"É preciso tornar o teatro uma realidade" (Patrícia Galvão, em A Tribuna)


A  presença de Patrícia Galvão na história do teatro é marcada pela participação na vitoriosa campanha pela construção do Teatro Municipal, na criação da União de Teatro Amador de Santos (UTAS), no apoio à realização de importantes festivais, no incentivo aos jovens talentos e na formação de grupos amadores. “Há muita gente interessada no teatro, e é preciso fazer-se pelo teatro em Santos uma coisa grandiosa: torná-lo uma realidade”, escreveu ela em A Tribuna. O jornal era um canal para Patrícia disseminar seus conhecimentos e quando escrevia sobre teatro fazia questão de assinar seu nome, abdicando dos pseudônimos. As páginas do jornal revelam sua atuação como crítica, tradutora, diretora e agitadora cultural. A leitura de publicações internacionais a mantinha atualizada sobre a movimentação teatral no mundo, além do contato pessoal com muitos autores.

Em reunião de teatro, Patrícia, ao centro, ao lado de Paschoal Carlos Magno. Abaixo, de óculos, Maurice Lègeard. De bigode, Evêncio da Quinta, ao lado de Plínio Marcos (Arquivo Cinemateca de Santos).
Na seção Teatro Mundial Contemporâneo, divulgava, em 1955, sobre nomes ainda pouco conhecidos ou estudados, como August Strindberg, Bertolt Brecht, Ugo Betti, Armand Salacrou, Garcia Lorca, Tennessee Wiliams e o próprio Ionesco. Os amadores, aos quais sempre me dirijo, porque penso que eles devem lançar-se à experiência e ao vanguardismo, capazes de influir no teatro profissional de rotina e comércio, terão muito o que aproveitar destas notas de leitura, das informações que aqui estão coligidas, e a não serem publicadas ficarão inúteis... É preciso sempre, como dizia um dos mestres da renovação mental do homem, neste século, Sigmund Freud, “despertar o sono do mundo”.

Na coluna Palcos e Atores, iniciada em abril de 1957, registrou acontecimentos teatrais. Difundia nomes de vanguarda, discutiu políticas culturais, acompanhou estreias nacionais e internacionais. Além da crítica de espetáculos, escreveu sobre a dramaturgia desde a Grécia antiga ao teatro amador e estudantil de Santos. Abordou obras literárias sobre o tema, que recebia das editoras (principalmente da Agir), respondia a consultas do público e analisava peças de relevância (como A Compadecida, de Ariano Suassuna, uma de suas preferidas), além de textos de autores vanguardistas que traduzira. A coluna também revela nomes de artistas com os quais ela se relacionou para além dos palcos, acompanha a movimentação teatral em São Paulo e principalmente em Santos, registrando o cotidiano da cultura na cidade. Alguns de seus textos permitem até sentir a atmosfera do bar Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário