domingo, 10 de fevereiro de 2013

Adeus a Geraldo Galvão

Acabo de saber da morte do jornalista Geraldo Galvão, filho de Patrícia Galvão. Ele morreu em São Sebastião por conta de problemas de diabetes, hipertensão. Geraldo estava morando com o primo, Luciano Galvão, filho de Sidéria Galvão, irmã de Pagu e grande companheira na luta comunista. Jornalista, crítico literário e tradutor, Geraldo Galvão Ferraz trabalhou como repórter e editor no O Estado de São Paulo, Veja, Isto É, Jornal da Tarde, entre outros veículos. Coordenou o site pagu.com.br e o centro de estudos Pagu Unisanta e lançou o livro Hélio de Almeida – Artista Gráfico. Também é coautor da fotobiografia “Viva Pagu”, junto com Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Geraldo me deu um grande apoio para que eu escrevesse o livro "De Pagu a Patrícia - o último ato". Me deu depoimentos, leu o primeiro original e, para meu alívio (era muito exigente), disse que o livro estava bom. Foi um pesquisador da obra da Patrícia jornalista que fez diferença, desmistificando a figura de Pagu. Junto com David K. Jackson, estava reunindo em uma obra de três volumes os artigos de Patrícia nos jornais brasileiros. Sempre a lembrou como uma grande intelectual e mãe carinhosa. 

Geraldo agora se uniu a ela e ao seu pai, Geraldo Ferraz, outro jornalista de destaque nacional, intelectual e companheiro de ideias de Patrícia. Um trio de peso para a cultura brasileira. A eles, o meu carinho e admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário